Mercado das viagens para concursos públicos no Brasil

perfil e experiências de concurseiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2690

Palavras-chave:

Viagem, Turismo, Mercado Turístico, Concursos Públicos, Concurseiros

Resumo

Este estudo objetivou analisar o mercado das viagens para concursos públicos no Brasil, a partir do perfil e das experiências de concurseiros que viajam em busca de aprovação em cargo público. Os procedimentos metodológicos empregados para esta investigação, sob uma abordagem quali-quantitativa, exploratória e descritiva, se estabeleceram a partir de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Ao buscar estabelecer uma “netnografia” na ambiência cibernética da rede social Facebook, foram realizadas incursões virtuais, observações/acompanhamentos de interações, de postagens e de depoimentos entre internautas de grupos de estudo para concursos públicos. Ademais, conceberam-se conversas informais (bate-papos), capturas de tela (Print Screens) e aplicação de questionários. Os resultados obtidos permitiram depreender que as viagens a concursos públicos compreendem pessoas que viajam, em um espaço de tempo determinado, para concorrer a vagas no serviço público, mas que também realizam gastos para desfrutar de atividades de lazer e de turismo. Assim, identificou-se a existência de dois perfis de concurseiros que viajam: o viajante e o visitante. Com efeito, dada a demanda de inscritos, essas viagens estabelecem uma movimentação social e econômica nas destinações onde são aplicadas as provas, pois, tanto o mercado turístico quanto outros mercados, diretos ou indiretos, se beneficiam.

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Biografia do Autor

Flavio Henrique Souza Lobato, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), pertencente ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduado em Turismo pela UFPA. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise de dados e discussão dos resultados..

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Publicado

2023-01-16

Como Citar

Lobato, F. H. S. (2023). Mercado das viagens para concursos públicos no Brasil: perfil e experiências de concurseiros. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 17, 2690 . https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2690

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo