CONHECIMENTO CIENTÍFICO PRODUZIDO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO SENSU) EM TURISMO E ÁREAS CORRELATAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2000 A 2006

Autores

  • Christiane Fabíola Momm Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Raimundo Nonato Macedo dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i2.269

Palavras-chave:

Turismo. Bibliometria. Cienciometria. Conhecimento científico.

Resumo

Investigação sobre o conhecimento científico produzido no campo de estudo do Turismo e áreas correlatas no Brasil, a partir das referências bibliográficas das dissertações desenvolvidas em quatro Programas de Pós-Graduação, no período de 2000 a 2006. Caracteriza-se como estudo exploratório, descritivo, qualitativo, apoiado nas ferramentas, técnicas e métodos bibliométricos e cienciométricos. O corpus é constituído de 334 referências bibliográficas, organizadas com base nas dissertações, e classificadas conforme o Tesauro de Turismo do Centro de Documentação Turística da Espanha. As análises geraram os seguintes resultados: constatou-se um total de 15 linhas de pesquisa no período de 2000 a 2006. Quanto ao conhecimento científico produzido, sinaliza-se que há alto grau de dispersão quanto às classes temáticas e linhas de pesquisa de todos os programas de mestrado. Demonstra a relação hierárquica entre os termos genéricos e os termos específicos e aponta as classes temáticas em que o conhecimento científico foi produzido e as áreas do conhecimento que dialogam com o campo de estudo. Finaliza com as considerações que sinalizam para reflexões acerca do desenvolvimento científico do Turismo no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Fabíola Momm, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharel em Turismo. Pós-graduada em Planejamento e Gestão do Turismo. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PGCIN da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Raimundo Nonato Macedo dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, Mestrado em Information Stratégique Et Critique Veille Technol pela Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) e Doutorado em Information Stratégique Et Critique Veille Technol pela Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences). Atua como professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Downloads

Publicado

2010-11-04

Como Citar

Momm, C. F., & Santos, R. N. M. dos. (2010). CONHECIMENTO CIENTÍFICO PRODUZIDO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO SENSU) EM TURISMO E ÁREAS CORRELATAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2000 A 2006. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 4(2). https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i2.269

Edição

Seção

Artigos