CONHECIMENTO CIENTÍFICO PRODUZIDO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO SENSU) EM TURISMO E ÁREAS CORRELATAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2000 A 2006
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i2.269Palavras-chave:
Turismo. Bibliometria. Cienciometria. Conhecimento científico.Resumo
Investigação sobre o conhecimento científico produzido no campo de estudo do Turismo e áreas correlatas no Brasil, a partir das referências bibliográficas das dissertações desenvolvidas em quatro Programas de Pós-Graduação, no período de 2000 a 2006. Caracteriza-se como estudo exploratório, descritivo, qualitativo, apoiado nas ferramentas, técnicas e métodos bibliométricos e cienciométricos. O corpus é constituído de 334 referências bibliográficas, organizadas com base nas dissertações, e classificadas conforme o Tesauro de Turismo do Centro de Documentação Turística da Espanha. As análises geraram os seguintes resultados: constatou-se um total de 15 linhas de pesquisa no período de 2000 a 2006. Quanto ao conhecimento científico produzido, sinaliza-se que há alto grau de dispersão quanto às classes temáticas e linhas de pesquisa de todos os programas de mestrado. Demonstra a relação hierárquica entre os termos genéricos e os termos específicos e aponta as classes temáticas em que o conhecimento científico foi produzido e as áreas do conhecimento que dialogam com o campo de estudo. Finaliza com as considerações que sinalizam para reflexões acerca do desenvolvimento científico do Turismo no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).