CONHECIMENTO CIENTÍFICO PRODUZIDO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO SENSU) EM TURISMO E ÁREAS CORRELATAS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2000 A 2006

  • Christiane Fabíola Momm Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Raimundo Nonato Macedo dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Turismo. Bibliometria. Cienciometria. Conhecimento científico.

Resumo

Investigação sobre o conhecimento científico produzido no campo de estudo do Turismo e áreas correlatas no Brasil, a partir das referências bibliográficas das dissertações desenvolvidas em quatro Programas de Pós-Graduação, no período de 2000 a 2006. Caracteriza-se como estudo exploratório, descritivo, qualitativo, apoiado nas ferramentas, técnicas e métodos bibliométricos e cienciométricos. O corpus é constituído de 334 referências bibliográficas, organizadas com base nas dissertações, e classificadas conforme o Tesauro de Turismo do Centro de Documentação Turística da Espanha. As análises geraram os seguintes resultados: constatou-se um total de 15 linhas de pesquisa no período de 2000 a 2006. Quanto ao conhecimento científico produzido, sinaliza-se que há alto grau de dispersão quanto às classes temáticas e linhas de pesquisa de todos os programas de mestrado. Demonstra a relação hierárquica entre os termos genéricos e os termos específicos e aponta as classes temáticas em que o conhecimento científico foi produzido e as áreas do conhecimento que dialogam com o campo de estudo. Finaliza com as considerações que sinalizam para reflexões acerca do desenvolvimento científico do Turismo no Brasil.

Biografia do Autor

Christiane Fabíola Momm, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Bacharel em Turismo. Pós-graduada em Planejamento e Gestão do Turismo. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PGCIN da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Raimundo Nonato Macedo dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília, Mestrado em Information Stratégique Et Critique Veille Technol pela Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) e Doutorado em Information Stratégique Et Critique Veille Technol pela Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences). Atua como professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Publicado
04-11-2010
Seção
Artigos