Credibilidade do travel influencer no Instagram afetando a intenção do viajante na escolha de destinos
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v17.2669Palavras-chave:
Travel influencers, Instagram, Credibilidade, Modelo Heurístico-Sistemático, Teoria da Ação RacionalResumo
A pesquisa analisa como a credibilidade do Travel Influencer no Instagram afeta a intenção do viajante na escolha de destinos de viagem. O modelo de análise foi construído com base na combinação das teorias: Modelo Heurístico Sistemático (MHS) e Teoria da Ação Racional (TAR). No modelo assume-se que o conteúdo produzido pelo influenciador de viagem é estudado através de duas rotasde processamento da informação: heurística e sistemática. É proposto como dimensão heurística: a confiabilidade do influenciador; e como dimensão sistemática: a qualidade do argumento, onde juntas influenciam a credibilidade da informação. O modelo também verifica a relação direta entre credibilidade, imagem, normas subjetivas e atitude com a intenção do viajante na escolha de destinos turísticos. O estudo utiliza do método hipotético-dedutivo com abordagem quantitativa. Foram coletados 222 questionários, distribuídos online via plataforma Instagram, pois os respondentes utilizam redes sociais e influenciadores de viagem na escolha de destinos de viagem. Como técnica de análise dos dados utilizou-se a modelagem de equações estruturais. Dentre os resultados encontrados, os roteadores heurístico e sistemático atuam no processamento da credibilidade do Travel Influencer, assim como a atitude, normas subjetivas e imagem percebida do destino afetando positivamente a intenção de escolha de destinos de viagem.
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