O TURISMO NO CONTEXTO DA SOCIEDADE INFORMACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i2.266Palavras-chave:
Turismo. Sociedade Informacional. Tecnologia da Informação.Resumo
O presente artigo aborda o turismo no contexto da sociedade informacional, relatando os acontecimentos históricos que antecedem tal sociedade, a primeira e segunda fase da revolução industrial. Descreve o comportamento dessa sociedade e suas relações de trabalho e de lazer. Tem como objetivo analisar a sociedade informacional e o turismo, avaliando as conseqüências das evoluções tecnológicas no setor de viagens e turismo. Além disso, trata de turismo e informação, baseado no uso da internet e suas conseqüências no mercado turístico. Dentre os principais resultados constatados estão: a aceleração no processo de consumo de bens e serviços turísticos mediante o uso das novas tecnologias, o conseqüente barateamento dos serviços turísticos em virtude da informatização dos processos das empresas e o fim dos intermediários, bem como o aumento do fluxo das viagens mundiais. Trata-se, portanto, de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).