O TURISMO NO CONTEXTO DA SOCIEDADE INFORMACIONAL

  • Andréa do Nascimento Barbosa Cacho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Fransualdo de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Turismo. Sociedade Informacional. Tecnologia da Informação.

Resumo

O presente artigo aborda o turismo no contexto da sociedade informacional, relatando os acontecimentos históricos que antecedem tal sociedade, a primeira e segunda fase da revolução industrial. Descreve o comportamento dessa sociedade e suas relações de trabalho e de lazer. Tem como objetivo analisar a sociedade informacional e o turismo, avaliando as conseqüências das evoluções tecnológicas no setor de viagens e turismo. Além disso, trata de turismo e informação, baseado no uso da internet e suas conseqüências no mercado turístico. Dentre os principais resultados constatados estão: a aceleração no processo de consumo de bens e serviços turísticos mediante o uso das novas tecnologias, o conseqüente barateamento dos serviços turísticos em virtude da informatização dos processos das empresas e o fim dos intermediários, bem como o aumento do fluxo das viagens mundiais. Trata-se, portanto, de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos.

Biografia do Autor

Andréa do Nascimento Barbosa Cacho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Mestranda em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN. Bacharel em Turismo pela mesma instituição. Técnica em Turismo pelo IFRN. Guia de Turismo pelo IFRN. Atua na área de Turismo e Tecnologia da Informação.
Francisco Fransualdo de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bacharel em Ciências Econômicas, com estudos realizados na Universidade Católica de Santos - São Paulo (3 primeiros anos do curso) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2 últimos anos do curso); Licenciado em Geografia pela Faculdade Católica de Uberlândia - Minas Gerais; Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais, com Estágio Doutoral na Universidade de Barcelona - Espanha, sob tutoria de Horácio Capel. Atualmente é professor Adjunto I do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência docente nas áreas de Economia, Geografia e Turismo. Pesquisador do CNPq. Coordenador de projetos de Pesquisa e Extensão.
Publicado
04-11-2010
Seção
Artigos