Revisão sistemática da produção científica brasileira sobre turismo e tecnologia da informação e comunicação (TIC)

Autores

  • Ralyson Adyson Marques da Costa Soares Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0144-1663
  • Thyago Velozo de Albuquerque Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0810-6163
  • Luiz Mendes-Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9175-8903
  • Mauro Lemuel Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2629

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação, Turismo, Revisão Sistemática

Resumo

O rápido desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TICs) foi fundamental para o progresso do turismo, sendo considerado ainda como um dos elementos principais para a competitividade da atividade. O objetivo deste estudo é traçar um panorama atual das publicações de turismo e TICs nas revistas científicas de Turismo brasileiras, a fim de identificar as principais temáticas estudadas e as perspectivas futuras para pesquisas neste campo. Como estratégia metodológica, optou-se pela revisão sistemática da literatura, definindo como fonte de dados periódicos nacionais na área do Turismo. Os 292 artigos que compuseram o universo da pesquisa foram categorizados de acordo com a classificação de Law, Leung e Chan (2019), e analisados por meio da análise de conteúdo apoiada no software Iramuteq. Como resultado pode-se perceber uma evolução crescente nos estudos desta temática, principalmente a partir de 2014. A classificação das análises identificou que 54% concentraram-se na perspectiva dos Fornecedores, enquanto 46% estão sob a ótica dos Consumidores. Este crescimento e qualidade das pesquisas reforçam a relevância da temática nos estudos e refletem a importância que as TICs vêm tomando na prática na atividade turística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ralyson Adyson Marques da Costa Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013) e o curso técnico em Guia de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2015), como também o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (2020). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Gestão de Turismo, atuando principalmente nas seguintes áreas: agência de viagens, gestão de equipes e tecnologia da informação e turismo. Atualmente atua como pesquisador Bolsista pelo Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e é membro pesquisador do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo GESTUR/CNPq.

Thyago Velozo de Albuquerque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Doutorando em Turismo, pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) UFRN, com foco nas relações entre Turismo e Tecnologia. Mestre em Cultura & Turismo pelo Programa de Pós-graduação em Cultura & Turismo da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, com dissertação abordando as ações de e-marketing utilizadas no âmbito da promoção das hospedarias domiciliares de Fernando de Noronha. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2008). Tem atuado como gestor de projetos e professor desde sua formação. Contribuições: Concepção da pesquisa, revisão da literatura, coleta de dados, análise dos dados e discussão dos resultados.

Luiz Mendes-Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

PhD em Administração (2012) na Auckland University of Technology com bolsa do governo da Nova Zelândia e tem pós -doutorado em Turismo (2019) na Bournemouth University (Inglaterra) com bolsa do CNPq. Possui mestrado em Engenharia de Produção pela UFRN (2002), mestrado sanduíche em Administração na University of Maine, Estados Unidos (2001) e graduação em Ciências da Computação pela UFRN (1995).Tem experiência na área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), atuando principalmente nos seguintes temas relacionados ao Turismo: Destinos Turísticos Inteligentes, Mídias Sociais, Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU), Adoção de Tecnologias da Informação no Turismo. Luiz é Professor Associado do Departamento de Turismo da UFRN, professor permanente da Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), líder do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo (GESTUR)/CNPq, coordenador do Laboratório do curso de Turismo da UFRN e atualmente é vice-coordenador do Curso de Turismo da UFRN. O professor também é membro atuante das seguintes associações nacionais e internacionais no turismo: ANPTUR, ABRATUR e International Federation for IT and Travel & Tourism (IFITT). Contribuições: Auxilio na concepção da pesquisa, análise dos dados e discussão dos resultados.

Mauro Lemuel Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ 2001). Mestre em Administração do Planejamento (PPGA/UFRN, 1993). Especialista em Didática do Ensino Superior: (UnP/1994). Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande Do Norte. Professor no curso de Administração à distância: Filosofia da Administração - Universidade Aberta do Brasil (UAB) parceria com a UFRN (SEDIS). Experiência na área de Administração, Turismo e Metodologia, atuando especificamente nas seguintes áreas-tema: 1) Filosofia da Administração: Ética, Responsabilidade Social; 2) Marketing: Planejamento, Estratégia, Relacionamento, Comportamento; 3) Estratégia Empresarial/Corporativa: Competição, Cooperação, Planejamento; 4) Turismo: Planejamento, Estratégia, Marketing; 5) Metodologia da Pesquisa: Projeto, Técnicas, Pesquisa. Contribuições: Auxilio na concepção da pesquisa e discussão dos resultados

Referências

Aguiar, A. B., & Szekut, A. (2019). Big Data and Tourism: opportunities and aplications in tourism destination management. Applied Tourism, 4(2), p. 36-47. http://doi.org/10.14210/at.v4n2.p36-47

Alford, P. (1999). Database marketing in travel and tourism. Travel and Tourism Analys0, t 1, p. 87-104. http://eprints.bournemouth.ac.uk/15750/

Alves, D. F., Brandão, H. A., & Valdevino, A. M. (2018). Consumo colaborativo como alternativa: percepção dos anfitriões da plataforma Airbnb na região metropolitana do Cariri cearense. Marketing & Tourism Review, 3(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v3i2.4454

Anjos, E. S., Paula Souza, F., & Ramos, K. V. (2006). Novas tecnologias e turismo: um estudo do site Vai Brasil.

Caderno Virtual de Turismo, 6(4), p. 26-37. http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php/caderno/article/view/141/133

Andrade, A., Horodyski, G. S., & Lima Medeiros, M. (2016). Realidade aumentada no turismo: Estudo do jogo Pokemón Go. Revista Hospitalidade, 13, p. 01-21. https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0121

Arévalo, D. H. C. (2020). Los mapas online como herramienta interactiva para la guianza del turista cultural en Bucaramanga, Colombia. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, 10(2), p. 77-92. https://doi.org/10.2436/20.8070.01.179

Barboza, B. N. (2017). Valor, Afecto, Redes Sociales y la Experiencia Turística: puntos de convergencia. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos: ABET, 7(1), p. 35-41. https://doi.org/10.34019/2238-2925.2017.v7.3159

Barreiro, T., Dinis, G., & Breda, Z. (2019). Marketing de influência e influenciadores digitais: aplicação do conceito pelas DMO em Portugal. Marketing & Tourism Review, 4(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5702

Bauer, J. E., Sohn, A. P. L., Oliveira, B. S., & Vogel, D. R. (2020). Museus e Tecnologias da Informação e Comunicação: uma revisão sistemática da literatura na EBSCOhost. Revista Acadêmica Observatório De Inovação Do Turismo, 14(3), p. 24-42. https://doi.org/10.17648/raoit.v14n3.5716

Bezerra, L. T., & Ferreira, L. V. F. (2018). Turismo, Viagem e Economia Compartilhada: As Experiências Relatadas pelos Usuários do Couchsurfing em Natal/RN. Turismo: Visão e Ação, 20(3), p. 375-388. https://doi.org/10.14210/rtva.v20n3.p375-388

Biz, A. A. & Correa, C. (2016). Abordagem brasileira sobre turismo e tecnologias da informação e comunicação: 10 anos de produção do Seminário da ANPTUR. Revista Turismo & Desenvolvimento, 26, p. 33–45. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i26.10737

Boaria, F., & Cunha, A. A. (2019). Mídias Sociais em Turismo e Hotelaria: Uma Revisão das Pesquisas publicadas entre 2006 e 2017. Revista Reuna, 24(3), p. 64-79. https://revistas.una.br/reuna/article/view/1048

Boes, K., Buhalis, D., & Inversini, A. (2015). Conceptualising smart tourism destination dimensions. In Information and communication technologies in tourism 2015 (pp. 391-403). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-14343-9_29

Brandão, M., Joia, L. A., & Teles, A. (2016). Destino turístico inteligente: um caminho para transformação. Anais do Seminário da ANPTUR. https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/13/451.pdf

Buhalis, D. (2000). Tourism and information technologies: Past, present and future. Tourism Recreation Research, 25(1), p. 41-58. https://doi.org/10.1080/02508281.2000.11014899

Buhalis, D., & Law, R. (2008). Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet: The state of e-tourism research. Tourism Management. 29, p. 609-623. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.01.005

Cacho, A. N. B., Anjos, L. C., Mendes Filho, L. A. M. (2014). Informações turísticas disponibilizadas nos websites das cidades e estados sede da Fifa 2014. In: Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR, 2014, Fortaleza. https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/11/95.pdf

Cardoso, A. C. M., & Oliveira, M. C. B. (2020). A E-Economia e suas Empresas-Plataforma: modus operandi e precarização do mercado de trabalho no setor de turismo. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos-ABET, 10(1, 2 e 3). https://doi.org/10.34019/2238-2925.2020.v10.30151

Cardoso, I. B. F., & Ruiz, T. C. D. (2021). Smart Tourism Destinations-A case study of Seoul, South Korea. Applied Tourism, 6(1), p. 36-44. https://doi.org/10.14210/at.v1n1.p36-44

Carvalho, F. M. R., Miura, M. N., & Ribeiro, I. (2017). Fanpages de hotéis: fatores de gratificação e satisfação que motivam o acesso dos usuários. Revista Hospitalidade, 14(2), p. 01-23. https://doi.org/10.21714/21799164.2017v14n2.771

Camargo B. V., & Justo, A. M. (2013). Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Universidade Federal de Santa Catarina [Internet]. http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portu-gais

Corrêa, S. C. H., Gosling, M. D. S., & Gonçalves, C. A. (2019). Destinos turísticos inteligentes: Um estudo bibliométrico. Revista Iberoamericana de Turismo (RITUR), 9, p. 40-61. https://doi.org/10.2436/20.8070.01.128

Corrêa, C., & Hansen, D. R. (2014). Qualidade de serviços em restaurantes de São Paulo premiados pelo TripAdvisor: análise do conteúdo gerado pelo usuário. Revista Hospitalidade, p. 271-290. https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/558

Costa, A. B., & Zoltowski, A. P. C. (2014). Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: S. H. Koller, Couto, M.

C. P. P., & Hohendorff, J. V. (Eds.), Manual de produção científica (pp. 55–70).

Cruz, G., & Gândara, J. M. (2003). O turismo, a hotelaria e as tecnologias digitais. Turismo-Visão e Ação, 5(2), p. 107. https://doi.org/10.14210/rtva.v5n2.p107

Cruz, M. M., & Gândara, J. M. (2016). Indicadores para monitoramento e gestão de destinos turísticos inteligentes. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, 10(2), p. 4-22. https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/arti-cle/view/1602

De La Madrid, D. C., & Molinar, C. M. A. (2016). E-destination: Evaluación y análisis de los portales web implementados por las dmo’s de los pueblos mágicos de méxico. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, 10(3), p. 65-82. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6229730

Dorcic, J., Komsic, J., & Suzana Markovic (2018). Mobile technologies and applications towards smart tourism – state of the art. Tourism Review, (74)1, pp. 82-103. https://doi.org/10.1108/TR-07-2017-0121

Duarte, A. R. F. (2019). A influência das tecnologias de informação nas formas de representação da cidade através do Instagram: análise de conteúdo do Instagram Visit Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19621

Femenia-Serra, F., Perles-Ribes, J. F., & Ivars-Baidal, J. A. (2019), Smart destinations and tech-savvy millennial tourists: hype versus reality, Tourism Review, 74(1), pp. 63-81. https://doi.org/10.1108/TR-02-2018-0018

Ferreira, K. M., Santos, R. A., Méxas, M. P., & Meiriño, M. J. (2017). Percepção de gestores de hospedagens sobre plataformas de aluguel on-line por temporada. Turismo-Visão e Ação, 19(3), p. 658-683. https://doi.org/10.14210/rtva.v19n3.p658-683

Ferrari, C. M. M., & Gândara, J. M. (2015). Fotografias de viagens: replicando cenas da viagem perfeita em Curitiba/PR. Caderno Virtual de Turismo, 15(2), p. 112-130. http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php/caderno/article/view/975/443

Gaspar, M. A., Santos, S. A., Pólo, E. F., & Pólo, F. L. F. (2010). Atendimento virtual como fator de vantagem competitiva por diferenciação em hotéis resort no Brasil. Turismo-Visão e Ação, 12(2), p. 248-269. https://doi.org/10.14210/rtva.v12n2.p248-269

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas.

Gomes, E. L., Gândara, J. M., & Ivars-Baidal, J. A. (2017). É importante ser um destino turístico inteligente? A compreensão dos gestores públicos dos destinos do Estado do Paraná. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11, p. 503-536. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i3.1318

Gondim, C. B., & Araújo, M. V. P. D. (2020). Gestão da reputação on-line pelos meios de hospedagem: Uma análise das respostas ao EWOM negativo. Turismo: Visão e Ação, 22, p. 185-209. https://doi.org/10.14210/rtva.v22n1.p185-209

Guimarães, A. S., Borges, M. P. (2008). E-turismo: Internet e negócios do turismo. São Paulo: Cengage Learning.

Ivars-Baidal, J. A., Solsona-Monzonís, F. J., & Giner-Sánchez, D. (2016). Gestión turística y tecnologías de la información y la comunicación (TIC): El nuevo enfoque de los destinos inteligentes. https://doi.org/10.5565/rev/dag.285

Ivars Baidal, J. A., Celdrán Bernabeu, M. A., Mazón López, J. N., & Perles Ivars, A. F. (2017). Prospective analysis of ICTs and tourism: implications for smart destinations. In: ENTER 2017 eTourism Conference. Roma, p. 24-27. https://www.researchgate.net/publication/315364609_Towards_an_ICT_Roadmap_for_Smart_Tourism_Destinations_Based_on_Prospective_Analysis

Lamas, S. A., Mendes Filho, L. A. M., Perinotto, A. R. C., & Marques Júnior, S. (2019). Conteúdos Gerados pelos Usuários sobre Meios de Hospedagem em Natal/RN: A Acessibilidade no discurso dos viajantes. Revista Hospitalidade, 16(03), p. 198-219. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n3.011

Laborda, J. G. (2010). El uso de Internet en el desarrollo oral de los estudiantes de turismo: un experiencia en España. Caderno Virtual de Turismo, 10(3). http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php/caderno/arti-cle/view/443

Law, R., Buhalis, D. & Cobanoglu, C. (2014). Progress on information and communication technologies in hospitality and tourism", International Journal of Contemporary Hospitality Management, 26(5), pp. 727-750. https://doi.org/10.1108/IJCHM-08-2013-0367

Law, R., Leung, D., & Chan, I. C. C. (2020). Progression and development of information and communication technology research in hospitality and tourism: A state-of-the-art review. International Journal of Contemporary Hospitality Management, (32)2, pp. 511-534. https://doi.org/10.1108/IJCHM-07-2018-0586

Leal, R. E. S. (2006). O papel do meio ambiente natural na promoção dos portais turísticos governamentais nordestinos: velhos e novos paradigmas. Caderno Virtual de Turismo, 6(1). http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php/caderno/article/view/113

Leung, D., Law, R., Van Hoof, H., & Buhalis, D. (2013). Social media in tourism and hospitality: A literature review. Journal of travel & tourism marketing, 30(1-2), p. 3-22. https://doi.org/10.1080/10548408.2013.750919

Li, J., Xu, L., Tang, L., Wang, S., & Li, L. (2018). Big data in tourism research: A literature review. Tourism Management, 68, p. 301-323. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.03.009

Lima, D., & Mendes Filho, L. (2021). Modelo INVAT.TUR: Indicadores relevantes para gestão de um destino turístico inteligente. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território, 9(2), p. 150–170. https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i2.35322

Lima, D. S. M., Mendes Filho, L., Correa, C. H. W., & Mayer, V. F. (2021). Análise da cidade de Natal/RN como Destino Turístico Inteligente a partir do modelo INVAT.TUR. Marketing & Tourism Review, 6(1), p. 1–39. https://doi.org/10.29149/mtr.v6i1.6413

Lima Camargo, L. O., Solbiati, P. P., Péccora, F. C., & Pinheiro, N. O. (2016). Blogs de Viagens e a Decisão Final do Turista, Rosa dos Ventos-Turismo e Hospitalidade, 8(2). http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3991

Macedo, C. P., Portela, G. F., & Freitas, A. A. F. (2019). As Interações Virtuais entre Clientes e Gerência de Hotéis do Brasil: um estudo sob a ótica da Teoria da Atribuição. Caderno Virtual de Turismo, 19(3). http://dx.doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1552

Machado, L. A. N. (2020). Destinos turísticos inteligentes e desenvolvimento sustentável: uma revisão sistemática da literatura científica. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, 14(1), p. 137-154. https://doi.org/10.36113/cultur.v14i01.2725

Marback Neto, G., & Silva, J. A. S. (2005). O turismo baiano e as novas tecnologias da informação. Turismo-Visão e Ação, 7(1), p. 125-152. https://doi.org/10.14210/rtva.v7n1.p125-152

Marsilio, M., & Vianna, S. L. G. (2014). Agências de viagens e turismo e o impacto da Internet: um estudo bibliométrico. Turismo-Visão e Ação, 16(2), p. 450-476. https://doi.org/10.14210/rtva.v16n2.p450-476

Martins, R. S. S., & de Fatima Fontana, R. (2018). Motor de reservas na hotelaria: um estudo dos meios de hospedagem de Foz do Iguaçu. Ateliê do Turismo, 2(1), p. 74-99. https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/5719

Machado, D. F. C. (2016). A influência das redes sociais na imagem do destino e na intenção de visita. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, 10(2), p. 44-48. http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/arti-cle/view/1604

Machado, L. A. N. (2020). Destinos turísticos inteligentes e desenvolvimento sustentável: uma revisão sistemática da literatura científica. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, 14(1), p. 137-154. https://doi.org/10.36113/cultur.v14i01.2725

Mehraliyev, F., Chan, I. C. C., Choi, Y., Koseoglu, M. A., & Law, R. (2020). A state-of-the-art review of smart tourism research. Journal of Travel & Tourism Marketing, 37(1), p. 78-91. https://doi.org/10.1080/10548408.2020.1712309

Melo, G. C. P., Mota Silveira, C. B., & Durão, A. F. (2018). A relação entre a busca de informação e a escolha do canal de distribuição nas compras dos serviços de viagem de Pernambuco. Caderno Virtual de Turismo, 18(1). http://dx.doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1374

Mendes Filho, L., Mayer, V. F. & Correa, C. H. (2022). Dimensões que influenciam a percepção dos turistas sobre Destinos Turísticos Inteligentes. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 16, e2332.

Mendes-Filho, L., Mills, A. M. T., F, B., & Milne, S. (2018). Empowering the traveler: an examination of the impact of user-generated content on travel planning. Journal of Travel & Tourism Marketing, 35(4), p. 425-436. https://doi.org/10.1080/10548408.2017.1358237

Mendes Filho, L., Silva, J. C., & Silva, D. S. (2019). Percepções e perspectivas de destino turístico inteligente: um estudo de caso com a secretaria municipal de turismo em Natal/RN. Revista Turismo: estudos e práticas, 8(1), p. 98-124.

Moura, A. C. D., Gosling, M. D. S., Christino, J. M. M., & Macedo, S. B. (2017). Aceitação e uso da tecnologia para escolha de destinos turísticos por pessoas da terceira idade: um estudo usando a UTAUT2. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11, p. 239-269. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1277

Nascimento, A. F. (2020). Lugares Turísticos Instagramáveis: autenticidade via imagem na era da sociedade midiática. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos-ABET, 10(1, 2 e 3). https://doi.org/10.34019/2238-2925.2020.v10.30083

Nascimento, F. A., Machado, J. D. S., & Mayer, V. F. (2018). O efeito framing e a percepção de valor e de preço: uma análise sobre a decisão de compra do turista em um quarto de hotel no Rio de Janeiro. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, 12(1), p. 7-30. https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2014

Navío-Marco, J., Ruiz-Gómez, L. M., & Sevilla-Sevilla, C. (2018). Progress in information technology and tourism management: 30 years on and 20 years after the internet-Revisiting Buhalis & Law's landmark study about eTourism. Tourism management, 69, p. 460-470. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.06.002

Oliveira Santos, G. E. (2002). Internet e destinações turísticas: análise de" sites" de turismo dos governos estaduais brasileiros. Revista Turismo em Análise, 13(2), p. 74-87. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v13i2p74-87

Oliveira, R. K., & Correa, C. H. (2017). Virtual Reality como estratégia para o marketing turístico. TURYDES: Revista sobre Turismo y Desarrollo local sostenible, 10(23), p. 22. http://www.eumed.net/rev/turydes/23/virtual-reality.html

Platt, L. B., & Mondo, T. S. (2019). Análise da reputação on-line do setor de alimentos e bebidas dos hotéis de Florianópolis utilizando o Tourqual. Revista Acadêmica Observatório De Inovação do Turismo, 13(1), p. 47-77. https://doi.org/10.17648/raoit.v13n1.5163

Pereira, L. A., Danielce, T. R., & Bidarte, M. V. D. (2019). Mídias sociais e sua importância na captação de clientes: um estudo exploratório no setor hoteleiro do Chuí/RS-Brasil. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, 9(1), p. 175-199. https://doi.org/10.2436/20.8070.01.135

Perinotto, A. R. C., Simões, S. B., Sousa, S. M., & Souza Braga, S. (2020). Impacto das plataformas digitais na oferta de meios de hospedagem: comparativo de vendas entre Booking.com e Airbnb. Marketing & Tourism Review, 5(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v5i2.5940

Richardson, R. J., Peres, J. A., & Wanderley, J. C. V. (1985). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.

Ricci-Cagnacci, R., & Rossi, G. B. (2021). Hospitalidade Compartilhada E A Airbnb: Reflexões Sobre Antigos Valores,

Tempos Modernos, Novas Concepções. Ateliê do Turismo, 5(1), p. 252-277. https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/12371

Ruteri, G. Y. (2020). Contributo das tecnologias de informação e comunicação na promoção do turismo no Município de Inhambane. http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1555

Santos, K. C. C., & Durão, A. F. (2021). @ Descubrapernambuco: um estudo sobre o engajamento online do consumidor no Instagram oficial do estado. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 10(1).

https://doi.org/10.5585/podium.v10i1.17072

Santos, S. R., Souza Neto, V. R., Pereira, L. R. S., Gândara, J. M. G., & Silva, S. R. X. (2016). Destino turístico inteligente: acessibilidade no centro histórico de São Luís–Maranhão, um estudo sobre a reputação online no TripAdvisor. Marketing & Tourism Review, 1(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v1i2.3843

Serra, L. S., & Alfinito, S. (2020). Comportamento do consumidor de turismo: Uma revisão sistemática da produção científica brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 14, p. 109-133. https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i3.1913

Sheldon, P. (1997). Information Technologies for Tourism. Oxford, CAB.

Silva, D. S., & Gândara, J. M. G. (2016). Reputação online dos spas de Foz do Iguaçu–PR, Brasil. Marketing & Tourism Review, 1(2). https://doi.org/10.29149/mtr.v1i2.3833

Barbosa, L. S., Andrade-Matos, M. B., & Perinotto, A. R. C. (2020). Marketing digital: a influência das mídias sociais digitais no processo de decisão de compra dos consumidores de meios de hospedagem. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(1), p. 154-170. https://doi.org/10.5585/podium.v9i1.14822

Silva, M. M., Silva, J. R. H., Marques Junior, S., & Mendes Filho, L. (2020). Comportamento do consumidor e intenção de compra de serviços hoteleiros: influência ao assistir vídeos na internet. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(2), p. 286-307. https://doi.org/10.5585/podium.v9i2.15905

Sigala, M. (2018). New technologies in tourism: from multi-disciplinary to anti-disciplinary advances and trajectories. Tourism Management Perspectives, 25, pp. 151-155. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2017.12.003

Costa, R. S., & Perinotto, A. R. C. (2017). O Uso do Instagram por Agências de Turismo do Município de Parnaíba/PI. Ateliê do Turismo, 1(1). https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/5495

Silva, J. R. H., & Barreto, L. M. T. S. (2019). O uso da tecnologia no recrutamento e seleção de pessoas: Um estudo no setor hoteleiro. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 8(2), p. 192-210. https://doi.org/10.5585/podium.v8i2.10665

Silva, J. R. H., Lima, D. S. M., & Mendes Filho, L. (2020). Tecnologia da Informação e Comunicação como ferramenta de aprendizagem: um estudo de casos múltiplos em agências de viagens de Natal/RN. Revista de Turismo Contemporâneo, 8(2), p. 222-250. https://doi.org/10.21680/2357-8211.2020v8n2ID20158

Silveira, K. K. B., Pereira, L. A., & Limberger, P. F. (2021). Avaliação da padronização das mídias sociais gerenciadas pelo Ministério do Turismo. Marketing & Tourism Review, 6(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v6i1.6352

Soares, A. L. V., & Mendes Filho, L. A. M. (2016). Turismo e hospedagem compartilhada: o uso do airbnb por turistas em Natal/RN. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, 10(2), p. 33-38. https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/1605

Souza, L. H., Kastenholz, E., & Azevedo Barbosa, M. D. L. (2016). Inovação Disruptiva no Turismo: o caso das hospedagens domiciliares promovidas pela Web 2.0. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos-ABET, p. 58-68.

https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3118

Rangel, D. A. S., & Mondo, T. S. (2021). Análise da oferta e desempenho da plataforma Airbnb em Florianópolis em 2018, 2019 e os impactos iniciais da pandemia em 2020. Ateliê do Turismo, 5(1), p. 205-232. https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/12438

Smilay, D. D. A. R., Barreto, L. M. T., & Lima, C. L. (2016). O Papel da TI na Gestão do Conhecimento: Estudo de Caso na Agência Clube Turismo em Natal/RN. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 5(2), p. 76-85. https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.70

Souza, E., & Lima Medeiros, M. (2020). Criptomoedas e suas aplicações no mercado turístico. Marketing & Tourism Review, 5(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v5i1.5877

Standing, C., Tang-Taye, J. P., & Boyer, M. (2014). The impact of the Internet in travel and tourism: A research review 2001–2010. Journal of Travel & Tourism Marketing, 31(1), p. 82-113. https://doi.org/10.1080/10548408.2014.861724

Vale, T. F., Robles, R. A., & Moreira, J. C. (2016). O uso de tecnologias em museus e centros de visitantes: estudo de caso do centro de visitantes do Projeto Tamar de Fernando de Noronha–PE. Applied Tourism, 1(1), p. 97-112. https://doi.org/10.14210/at.v1n1.p97-112

Vlitos-Rowe, I. (1995). The impact of technology on the travel Industry. London, Financial Times Management Re- ports.

Viana, J. P., Mayer, V. F., & Souza Neto, V. R. (2020). Experience sharing about hotels on TripAdvisor: motivation and preferences of brazilian tourists. Marketing & Tourism Review, 5(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v5i1.5907

Xiang, Z. (2018). From Digitization to the Age of Acceleration: On Information Technology and Tourism. Tourism Management Perspectives, 25, p. 147–50. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2017.11.023

Xiang, Z., Wang, D., O’Leary, J. T., & Fesenmaier, D. R. (2015). Adapting to the internet: Trends in Travelers’ use of the web for trip planning. Journal of Travel Research, 54(4), p. 511-527. https://doi.org/10.1177%2F0047287514522883

Wada, E., & Lima Camargo, L. O. (2016). A febre do Pokémon Go na perspectiva da hospitalidade humana. Revista Hospitalidade, 13, p. 01-13. https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/viewFile/687/732

Zucco, F. D., Giselle, B. A. H. R., & Limberger, P. F. (2017). Engajamento, planejamento e experiências de viagem compartilhados nas redes sociais. Revista hospitalidade, 14(1), p. 1-19. https://doi.org/10.21714/21799164.2017v14n1.751

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

Soares, R. A. M. da C., Albuquerque, T. V. de, Mendes-Filho, L., & Alexandre, M. L. (2022). Revisão sistemática da produção científica brasileira sobre turismo e tecnologia da informação e comunicação (TIC). Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 16, 2629. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2629

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo