Gestão de pessoas no turismo

revisão da literatura internacional no recorte temporal de 2016 a 2020

Autores

  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.
  • Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3130-1714
  • Adson de Lima Claudino Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.
  • José Mateus Silva de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9418-3175

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2597

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Turismo, Literatura Internacional, Web of Science

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a literatura internacional sobre gestão de pessoas no turismo entre os anos de 2016 e 2020. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória e descritiva a partir de uma revisão de literatura de artigos publicados na base de dados Web of Science. A pesquisa resultou em um total de 236 publicações que foram analisadas, tratadas e categorizadas por meio de análise bibliométrica e análise de conteúdo. Como resultados, constatou-se que os estudos sobre gestão de pessoas no turismo são variados, com uma multiplicidade de temas, autores, perió-dicos e países sede das publicações. Onze categorias temáticas foram identificadas, que permearam as diferentes características que abarcam a interseção desses campos de estudos. O tema mais explorado foi a Gestão Sustentável de Recursos Humanos, enquanto que a Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação foi o tema que menos apresentou sinais de saturação. Por fim, o estudo demonstra a pluralidade de temas, conceitos e ideias que perpassam o campo de gestão de pessoas aplicado ao turismo, sugerindo novos direcionamentos e caminhos para pesquisas futuras.

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Biografia do Autor

Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Turismo e do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, análise de dados, discussão dos resultados.

Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Doutoranda e Mestra em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN). Bacharel em Turismo pela mesma instituição. Contribuições: concepção da pesquisa, revisão da literatura, análise de dados, discussão dos resultados.

Adson de Lima Claudino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Mestrando em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Bacha-rel em Turismo pela mesma instituição. Técnico em Eventos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Contribuições: concepção da pesquisa, coleta de dados, discussão dos resultados.

José Mateus Silva de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Mestrando em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Bacharel em Turismo pela mesma instituição. Contribuições: coleta de dados, análise de dados, discussão dos resultados.

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Publicado

2022-06-03

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo