A escolha de destinos turísticos por pessoas com deficiência visual usuárias de cão-guia

motivações, facilitadores e inibidores da escolha

Autores

  • Aline Delmanto Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil.
  • Vivian Yara Strehlau Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5352-4284

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2359

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Escolha de destino turístico, Deficiente visual, Cão-guia.

Resumo

A produção científica relacionada às práticas turísticas dos consumidores com deficiência ainda é incipiente e, quando existente, privilegia os cadeirantes. Buscando diminuir essa lacuna, este estudo analisa o turismo sob a ótica do um agente peculiar: o turista com deficiência visual usuário de cão-guia. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa de amostragem não-probabilística, com entrevistas em profundidade, para entender os fatores determinantes da escolha de um destino quando esse indivíduo viaja a lazer. A partir das narrativas dos respondentes, analisou-se a aceitação da deficiência, inibidores e facilitadores do consumo turístico, motivadores do consumo turístico e aspectos relacionados à informação e comunicação do destino. Os resultados apontam que os entrevistados se sentem seguros durante a viagem, porque têm a companhia do animal, elemento de suporte que dá independência e autonomia.  A acessibilidade física não é um fator importante para a escolha do destino, sendo o cão-guia aquele que influencia o processo. Os critérios de seleção diferem na presença ou ausência do animal. A informação é crucial porque o planejamento da viagem é minucioso.  A indicação de terceiros, principalmente aqueles que viajam com os animais, tem influência na construção da imagem do destino.

 

Biografia do Autor

Aline Delmanto, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil.

Mestre em Administração com ênfase em comportamento do Consumidor pela ESPM (SP). Bacharel em Turismo pela Universidade de São Paulo e tecnóloga em Hotelaria pelo Centro de Estudos de Administração em Turismo e Hotelaria/Senac. Pós graduada em Docência em Turismo e Hotelaria pelo Senac e Gestione Congressuale pela Art & Bussiness School (Florença). Atualmente é doutoranda em Administração pela ESPM. Atua na área de planejamento turístico. Interesses de pesquisa em comportamento do consumidor e turismo.

Vivian Yara Strehlau, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, SP, Brasil.

Doutora, mestre e graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP. Estágio Senior (pós doutorado) pela Wirtschaftsuniversität Wien. Participou do Programme of International Management na London Business School. Atualmente é professora titular do Programa de Pós graduação em Administração e do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da Escola Superior de Propaganda e Marketing/SP - ESPM. Foi representante do Brasil no Comitê Executivo do European Marketing Academy por seis anos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing. Interesses de pesquisa em comportamento do consumidor, turismo e marketing internacional.

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Publicado

2022-01-11

Edição

Seção

Artigos - Turismo e Sociedade