A confiança dos consumidores do turismo online no comércio social

um estudo realizado no Brasil e no Uruguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2350

Palavras-chave:

Comércio Social, Turismo online, Confiança, Intenção de compra, Estudo cross-country.

Resumo

Este estudo analisa a influência da reputação da marca, da qualidade da informação do site e a presença de comentários, avaliações e recomendações típicos do comércio social, na confiança e intenção de compra dos consumidores brasileiros e uruguaios de agências de turismo online. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa survey aplicada a 249 brasileiros e uruguaios que afirmaram fazer uso de sites de viagens e turismo regularmente. Os resultados apontam a reputação da agência como principal preditor da confiança em ambos os países, e esta influenciando fortemente a intenção de compra dos consumidores. Os resultados também sugerem que tanto as recomendações online quanto a qualidade da informação do site são importantes antecedentes da confiança, não havendo diferenças significativas quanto ao comportamento de compra dos consumidores analisados. O estudo aponta para a presença de uma cultura latino-americana superior à cultura nacional de brasileiros e uruguaios quanto ao turismo online. As descobertas aqui obtidas trazem contribuições teóricas e gerenciais que podem auxiliar pesquisadores e profissionais das áreas de Turismo, Marketing e Tecnologia da Informação interessados em empresas que atuam em mais de um país ou com consumidores de diferentes culturas nacionais, seja elaborando estratégias mercadológicas ou aprimorando suas plataformas.

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Biografia do Autor

Cláudia Rodrigues Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda em Administração, na área de Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Rio Grande – PPGA/UFRGS. Mestra em Administração, na área de Tecnologias Gerenciais, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/FURG (2019). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2016). Possui experiência de pesquisa na área de Tecnologia da Informação, TI verde, Comércio Eletrônico, Comércio Social, Comércio Móvel e Turismo Online.

Guilherme Lerch Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

Possui graduação em Administração - Hab. Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Em 2013, fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Montreal/Canadá (HEC-Montreal). É professor Associado III da Universidade Federal do Rio Grande e participa como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG - Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/FURG) e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/FURG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto de TI, bancos, tecnologia de informação, governança de TI, TI Verde e Tecnologias da Informação aplicada à Saúde.

Gabriel Budiño , Faculdade de Ciências Econômicas e Administração na Universidade de La República (UDELAR), Montevidéu, Uruguai.

Possui graduação em Contabilidade pela Universidade de La República (UDELAR). Mestrado em Sistemas de Informação. Consultor de Tecnologia da Informação e Coordenador Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação para Organizações e Gestão de Negócios em TI. Professor Associado de graduação e pós-graduação em disciplinas de TI e Gestão de Relacionamento com o cliente da Faculdade de Ciências Econômicas e Administração na Universidade de La República (UDELAR/Uruguai).

Melise de Lima Pereira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Possui Doutorado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2019), com bolsa CAPES/PROSUC e estágio doutoral na MODUL University Vienna - MU, Viena, Áustria; Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2013), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC); e graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2011). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desenvolve pesquisas relativas à: imagem de destinos turísticos, valores pessoais, comportamento do consumidor, Marketing de Serviços e Pesquisa Quantitativa em Marketing Turístico

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Publicado

2022-01-11

Como Citar

Maia, C. R., Lunardi, G. L., Budiño , G., & Pereira, M. de L. (2022). A confiança dos consumidores do turismo online no comércio social: um estudo realizado no Brasil e no Uruguai. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 16, 2350. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2350

Edição

Seção

Artigos - Gestão do Turismo