Dimensões que influenciam a percepção dos turistas sobre Destinos Turísticos Inteligentes
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2332Palavras-chave:
Destino Turístico Inteligente, Tecnologia, Inovação, Sustentabilidade, Acessibilidade.Resumo
Um Destino Turístico Inteligente (DTI) tem como foco melhorar a experiência do turista, facilitada pela integração e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas cidades. O objetivo desse estudo foi investigar como a percepção dos turistas sobre o “grau de inteligência” de um destino pode ser influenciada pelas dimensões de DTI definidas pela literatura: Sustentabilidade, Acessibilidade, Tecnologia e Inovação. Para isso, realizou-se uma pesquisa quantitativa com 303 turistas em visita às cidades de Natal, Rio de Janeiro e São Paulo. Pela Análise de Regressão Linear Múltipla, verificou-se que indicadores das dimensões Inovação e Sustentabilidade influenciaram a variável dependente DTI. Os indicadores com mais influência sobre DTI na percepção dos turistas foram: “Novas tecnologias utilizadas pelas empresas do setor turístico”, “Projetos de inovação para melhoria de produtos e serviços turísticos”, e “Planejamento urbanístico da cidade”. Houve também correlações significativas, porém, baixas, entre variáveis de Tecnologia e Acessibilidade com DTI. Conclui-se que as dimensões mais percebidas pelos turistas são aquelas com maior potencial de retorno rápido e menos risco para os destinos, aumentando a competitividade, devendo receber atenção especial de gestores públicos e privados.
Downloads
Referências
Boes, K., Buhalis, D., & Inversini, A. (2015). Conceptualising smart tourism destination dimensions. In I. Tussyadiah & A. Inversini (Eds.), Information and Communication Technologies in Tourism 2015 (pp. 391–404). https://doi.org/10.1007/978-3-319-14343-9_29
Boes, K., Buhalis, D., & Inversini, A. (2016). Smart tourism destinations: ecosystems for tourism destination competitiveness. International Journal of Tourism Cities, 2(2), 108–124. https://doi.org/10.1108/IJTC-12-2015-0032
Buhalis, D. (2019). Technology in tourism-from information communication technologies to eTourism and smart tourism towards ambient intelligence tourism: a perspective article. Tourism Review, 75(1), 267–272. https://doi.org/10.1108/TR-06-2019-0258
Buhalis, D., & Amaranggana, A. (2014). Smart Tourism Destinations. In Z. Xiang & I. Tussyadiah (Eds.), Information and Communication Technologies in Tourism 2014 (pp. 553–564). https://doi.org/10.1007/978-3-319-03973-2_40
Buhalis, D., & Amaranggana, A. (2015). Smart tourism destinations enhancing tourism experience through personalisation of services. In I. Tussyadiah & A. Inversini (Eds.), Information and Communication Technologies in Tourism 2015 (pp. 377–389). https://doi.org/10.1007/978-3-319-14343-9_28
Buonincontri, P., & Micera, R. (2016). The experience co-creation in smart tourism destinations: a multiple case analysis of European destinations. Information Technology & Tourism, 16(3), 285–315. https://doi.org/10.1007/s40558-016-0060-5
Cacho, A., Mendes-Filho, L., Estaregue, D., Moura, B., Cacho, N., Lopes, F., & Alves, C. (2016). Mobile tourist guide supporting a smart city initiative: a Brazilian case study. International Journal of Tourism Cities, 2(2), 164–183. https://doi.org/10.1108/IJTC-12-2015-0030
Cimbaljević, M., Stankov, U., & Pavluković, V. (2019). Going beyond the traditional destination competitiveness – reflections on a smart destination in the current research. Current Issues in Tourism, 22(20), 2472–2477. https://doi.org/10.1080/13683500.2018.1529149
Cohen, J. (1988). Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences (2nd ed.). New York: Psychology Press.
Corrar, L. J., Paulo, E., & Dias Filho, J. M. (2007). Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas.
Femenia-Serra, F., & Ivars-Baidal, J. A. (2021). Do smart tourism destinations really work? The case of Benidorm. Asia Pacific Journal of Tourism Research, 26(4), 365–384. https://doi.org/10.1080/10941665.2018.1561478
Femenia-Serra, F., & Neuhofer, B. (2018). Smart tourism experiences: conceptualisation, key dimensions and research agenda. Investigaciones Regionales – Journal of Regional Research, 42, 129–150.
Femenia-Serra, F., Neuhofer, B., & Ivars-Baidal, J. A. (2019). Towards a conceptualisation of smart tourists and their role within the smart destination scenario. The Service Industries Journal, 39(2), 109–133. https://doi.org/10.1080/02642069.2018.150845
Femenia-Serra, F., Perles-Ribes, J. F., & Ivars-Baidal, J. (2019). Smart destinations and tech-savvy millennial tourists: hype versus reality. Tourism Review, 74(1), 63–81. Retrieved from https://doi.org/10.1108/TR-02-2018-0018
Freitas, H. B. B. de, & Mendes Filho, L. (2020). Iniciativas de destinos turísticos inteligentes na cidade de Natal-RN: Uma abordagem qualitativa. Rosa Dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 12(4), 997–1016. https://doi.org/10.18226/21789061.v12i4p997
Gajdosík, T. (2019). Smart tourists as a profiling market segment: Implications for DMOs. Tourism Economics, 26(6), 1–21. https://doi.org/10.1177/1354816619844368
Gomes, E. L., Gândara, J. M., & Ivars-Baidal, J. A. (2017). É importante ser um destino turístico inteligente? A compreensão dos gestores públicos dos destinos do Estado do Paraná. Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo, 11(3), 503–536. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i3.1318
Gomis-López, J. M., & González-Reverté, F. (2020). Smart Tourism Sustainability Narratives in Mature Beach Destinations. Contrasting the Collective Imaginary with Reality. Sustainability, 12(12), 1–17. https://doi.org/10.3390/su12125083
Gretzel, U. (2018). From smart destinations to smart tourism regions. Investigaciones Regionales – Journal of Regional Research, 42, 171–184.
Gretzel, U., Ham, J., & Koo, C. (2018). Creating the City Destination of the Future - The Case of Smart Seoul. In Y. Wang, A. Shakeela, A. Kwek, & C. Khoo-Lattimore (Eds.), Managing Asian Destinations. Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-10-8426-3_12
Gretzel, U., & Scarpino Johns, M. (2018). Destination Resilience and Smart Tourism Destinations. Tourism Review International, 22(3), 263–276. https://doi.org/10.3727/154427218X15369305779065
Gretzel, U., Sigala, M., Xiang, Z., & Koo, C. (2015). Smart tourism: foundations and developments. Electronic Markets, 25(3), 179–188. https://doi.org/10.1007/s12525-015-0196-8
Gretzel, U., Werthner, H., Koo, C., & Lamsfus, C. (2015). Conceptual foundations for understanding smart tourism ecosystems. Computers in Human Behavior, 50, 558–563. https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.03.043
Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados (6a ed.). Porto Alegre: Bookman.
INVAT.TUR. (2015). Manual Operativo para la configuración de destinos turísticos inteligentes. Recuperado July 28, 2020, de: www.slideshare.net/invattur/manual-operativo-para-la-configuracin-dedestinos-%0Ainteligentes
Ivars-Baidal, J., Celdrán-Bernabeu, M. A., Mazón, J.-N., & Perles-Ivars, Á. F. (2019). Smart destinations and the evolution of ICTs: a new scenario for destination management? Current Issues in Tourism, 22(13), 1581–1600. https://doi.org/10.1080/13683500.2017.1388771
Jeong, M., & Shin, H. H. (2019). Tourists’ Experiences with Smart Tourism Technology at Smart Destinations and Their Behavior Intentions. Journal of Travel Research, p. 1–14. https://doi.org/10.1177/0047287519883034
Johnson, A.-G., & Samakovlis, I. (2019). A bibliometric analysis of knowledge development in smart tourism research. Journal of Hospitality and Tourism Technology, 10(4), 600–623. https://doi.org/10.1108/JHTT-07-2018-0065
Jovicic, D. Z. (2019). From the traditional understanding of tourism destination to the smart tourism destination. Current Issues in Tourism, 22(3), 276–282. https://doi.org/10.1080/13683500.2017.1313203
Koo, C., Mendes-Filho, L., & Buhalis, D. (2019). Guest editorial - Smart tourism and competitive advantage for stakeholders. Tourism Review, 74(1), 1–4. https://doi.org/10.1108/TR-02-2019-208
Lamsfus, C., Martín, D., Alzua-Sorzabal, A., & Torres-Manzanera, E. (2015). Smart Tourism Destinations: An Extended Conception of Smart Cities Focusing on Human Mobility. In I. Tussyadiah & A. Inversini (Eds.), Information and Communication Technologies in Tourism 2015 (pp. 363–375). https://doi.org/10.1007/978-3-319-14343-9_27
Lamsfus, C., Wang, D., Alzua-Sorzabal, A., & Xiang, Z. (2015). Going Mobile: Defining Context for On-the-Go Travelers. Journal of Travel Research, 54(6), 691–701. https://doi.org/10.1177/0047287514538839
Li, Y., Hu, C., Huang, C., & Duan, L. (2017). The concept of smart tourism in the context of tourism information services. Tourism Management, 58, 293–300. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2016.03.014
Lima, D. S. M., Mendes Filho, L., Correa, C. H. W., & Mayer, V. F. (2021). Análise da cidade de Natal/RN como Destino Turístico Inteligente a partir do modelo INVAT.TUR. Marketing & Tourism Review, 6(1), 1–39. https://doi.org/10.29149/mtr.v6i1.6413
Mehraliyev, F., Chan, I. C. C., Choi, Y., Koseoglu, M. A., & Law, R. (2020). A state-of-the-art review of smart tourism research. Journal of Travel & Tourism Marketing, 37(1), 78–91. https://doi.org/10.1080/10548408.2020.1712309
Mehraliyev, F., Choi, Y., & Köseoglu, M. A. (2019). Progress on smart tourism research. Journal of Hospitality and Tourism Technology, 10(4), 522–538. https://doi.org/10.1108/JHTT-08-2018-0076
Mendes Filho, L., Silva, J. C., & da Silva, D. S. (2019). Percepções e perspectivas de destino turístico inteligente: um estudo de caso com a secretaria municipal de turismo em Natal/RN. Revista Turismo Estudos e Práticas (RTEP), 8(1), 98–124.
Neuhofer, B., Buhalis, D., & Ladkin, A. (2012). Conceptualising technology enhanced destination experiences. Journal of Destination Marketing & Management, 1(1–2), 36–46. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2012.08.001
Öberg, J., Ribe, J., Glaumann, M., Gjelstrup, A., & Berntsson, G. L. (2017). Connected things 2017: Smart public transport. Recuperado de: https://www.teliacompany.com/globalassets/telia-company/documents/news/connected_things-publictransport.pdf
Paska, D. (2018). Digitalized water and smart cities - how can telecommunication networks be used for environmental resilience? ITU Journal: ICT Discoveries, 2, 1–8.
Pierre, J. (2019). Multilevel governance as a strategy to build capacity in cities: Evidence from Sweden. Journal of Urban Affairs, 41(1), 103–116. https://doi.org/10.1080/07352166.2017.1310532
Santos-Júnior, A., Almeida-García, F., Morgado, P., & Mendes-Filho, L. (2020). Residents’ quality of life in smart tourism destinations: A theoretical approach. Sustainability, 12(20), 1–24. https://doi.org/10.3390/su12208445
Santos-Júnior, Adalberto, Biz, A. A., Almeida-García, F., & Mendes-Filho, L. (2019). Entendiendo la gobernanza de los destinos turísticos inteligentes: el caso de florianópolis - Brasil. International Journal of Information Systems and Tourism, 4(4), 29–39.
Santos Júnior, A., Mendes Filho, L., García, F. A., & Simões, J. M. (2017). Smart Tourism Destinations: un estudio basado en la visión de los stakeholders. Revista Turismo Em Análise, 28(3), 358–379. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i3p358-379
Santos, S. R., & Gândara, J. M. G. (2019). Experiência Turística em Destino Histórico no Nordeste Brasileiro sob o Viés de Destino Turístico Inteligente. Rosa Dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 11(2), 435–453. https://doi.org/10.18226/21789061.v11i2p435%0D
Santos, S. R., Souza Neto, V. R., Pereira, L. R. S., Gândara, J. M. G., & Silva, S. R. X. (2016). Destino Turístico Inteligente: Acessibilidade no centro histórico de São Luís - Maranhão, um estudo sobre a reputação Online no TripAdvisor. Marketing & Tourism Review, 1(2), 1–27. https://doi.org/10.29149/mtr.v1i2.3843
SEGITTUR. (2016). Normalización Destinos Turísticos Inteligentes. Recuperado em July 27, 2020, de https://www.segittur.es/destinos-turisticos-inteligentes/proyectos-destinos/normalizacion/
SmartCitiesWorld. (2018). Are Europe’s cities ready for autonomous mobility? Recuperado em June 19, 2019, de https://www.smartcitiesworld.net/opinions/opinions/are-europes-cities-ready-for-autonomous-mobility
Strömdahl, A., Arby, H., Kuschel, M., Karlsson, M., Billger, M., & Holmberg, P.-E. (2014). GO:SMART - Mistra Urban Futures. Gothenburg.
United Nations. (2016). Smart cities and infrastructure. Recuperado de: https://unctad.org/meetings/en/SessionalDocuments/ecn162016d2_en.pdf
URBAN SYSTEM. (2020). Ranking Connected Smart Cities 2020. Recuperado em 20, 2020, de https://ranking.connectedsmartcities.com.br/resultados.php
Vecchio, P. Del, Mele, G., Ndou, V., & Secundo, G. (2018). Creating value from Social Big Data: Implications for Smart Tourism Destinations. Information Processing and Management, 54, 847–860. https://doi.org/10.1016/j.ipm.2017.10.006
Wang, D., Li, X., & Li, Y. (2013). China’s smart destination initiative: a taste of the service-dominant logic. Journal of Destination Marketing & Management, 2(2), 59–61. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2013.05.004
Williams, A. M., Rodriguez, I., & Makkonen, T. (2020). Innovation and smart destinations: Critical insights. Annals of Tourism Research, 83. https://doi.org/10.1016/j.annals.2020.102930.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luiz Mendes Filho, Verônica Feder Mayer , Cynthia Harumy Watanabe Corrêa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).