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O engajamento nas publicações com digital influencers no Instagram das DMOs brasileiras

Palavras-chave: DMO, Marketing digital, Instagram, Influenciador digital, mineração de dados

Resumo

Em um cenário de expansão da competição entre destinos turísticos, as DMOs se vêm frente ao desafio de posicioná-los de maneira atrativa. Para tanto, estas organizações podem fazer uso das mais variadas estratégias de marketing comunicacional, dentre as quais estão as mídias sociais, plataformas cuja mensuração da efetividade se dá através do engajamento. Destes canais, originam-se os influenciadores digitais, que, nos últimos anos, têm ganhado maior destaque acadêmico e mercadológico. Em face a esta fundamentação teórica, esta pesquisa teve como propósito mensurar o grau de engajamento nas publicações com digital influencers no Instagram das DMOs brasileiras, com recorte temporal entre dezembro/17 e dezembro/18. Para alcançar os resultados necessários ao problema que foi proposto, a técnica de mineração de dados foi utilizada em uma amostra de 11 perfis do Instagram de DMOs estaduais brasileiras, selecionadas após um processo de filtragem. Os dados coletados foram tratados a partir de uma abordagem quantitativa descritiva, tendo como parâmetro três indicadores principais, a saber: (1) total de publicações, (2) média de curtidas e (3) médias de comentários. Todos estes índices foram definidos após a consulta da literatura sobre engajamento. Em geral, os resultados indicaram que as postagens com influenciadores digitais possuem melhores resultados, dado o recorte temporal proposto, sobretudo quando estes são comparados com os índices das postagens gerais. Entretanto, ênfase deve ser atribuída ao perfil de Minas Gerais, que, apesar de ter os melhores resultados de engajamento nos cenários com e sem digital influencer, foi uma das poucas DMOs na qual a efetividade das postagens com influenciadores não foi superior. O caráter inovador desta investigação decorre da utilização da técnica de mineração de dados para apresentar resultados precisos quanto à efetividade de uma estratégia de mídia social que está em ascensão, oferecendo uma estrutura sólida de análise aos gestores e fomentando o campo de discussão.

Biografia do Autor

Maria Raquel Melo de Miranda Avelino, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pernambuco, Recife, Brasil.

Mestranda na linha de pesquisa Turismo, Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e bacharel em Turismo também pela UFPE. Possui publicações na área de gastronomia & marketing digital e branding.

Adrielly Souza Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pernambuco, Recife, Brasil.

Mestranda na linha de pesquisa Gestão de Empresas Hoteleiras e Turísticas pelo PPHTur/UFPE. Graduou-se no curso de Bacharelado em Turismo da UFPE. Atualmente, tem pesquisado sobre o Comportamento do Consumidor, com ênfase no Turismo e na Hotelaria, e Marketing Digital.

Sérgio Rodrigues Leal, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pernambuco, Recife, Brasil.

Docente do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE. Professor Permanente e Coordenador do PPHTur/UFPE. Ph.D., Mestre e Bacharel em Turismo com MBA em Marketing de Serviços. Suas pesquisas concentram-se na área de educação em turismo e em temas emergentes na hotelaria e no turismo

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Publicado
31-08-2020