Economia colaborativa e destinos turísticos urbanos

análise da distribuição espacial da Airbnb em Curitiba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i3.1841

Palavras-chave:

Turismo, Airbnb, Análise Espacial.

Resumo

O estudo centra-se na expressão espacial da Airbnb e nos anúncios contidos na plataforma para investigar a interrelação entre a distribuição espacial da oferta Airbnb e a dinâmica urbano-turística de Curitiba. O método adotado foi o quantitativo, por meio da análise espacial de dados e da estatística descritiva, utilizando fonte de dados digitais (AirDNA, 2017). Os resultados destacam a compreensão das dinâmicas da Airbnb com o espaço urbano-turístico; a indicação de que a oferta Airbnb não representa uma ameaça à ocupação hoteleira convencional; a ocorrência de múltiplos anúncios de um mesmo anfitrião como indicativo de externalidade negativa; a ocorrência do reforço da centralidade como elemento comum na análise da distribuição espacial da oferta Airbnb e das regiões com os melhores índices socioeconômicos; e, a eminência de novos atores na dinâmica turística local. As implicações teóricas ressaltam as relações complexas entre produtores, consumidores, comunidade local e organizações públicas inseridas no contexto da economia colaborativa e, a contribuição para as discussões sobre o planejamento territorial do turismo no âmbito local. A conclusão aponta que a distribuição espacial da Airbnb borra os limites do que seria o espaço turístico "por excelência" de Curitiba, considerando novos usos do espaço e seu potencial de inter-relação.

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Biografia do Autor

Yure Sousa Lobo, Universidade de Guadalajara (UDG), Puerto Vallarta, Jalisco, México

Graduação e mestrado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná. Doutorando em Ciências para o Desenvolvimento, a Sustentabilidade e o Turismo no Centro Universitário da Costa da Universidade de Guadalajara. 

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

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