Fatores que influenciam a participação dos consumidores no Turismo Eletrônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i2.1831

Palavras-chave:

Turismo eletrônico, Comércio eletrônico, Comportamento de compra

Resumo

Os recentes avanços nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) transformaram a indústria do turismo num setor essencial do comércio eletrônico. Nesse contexto, muitas empresas têm procurado entender os principais motivos que levam os consumidores a participar do turismo eletrônico (e-turismo). Assim, objetivou-se nesta pesquisa analisar diferentes fatores que influenciam a participação dos consumidores no e-turismo, seja escolhendo um site, recomendando-o ou comprando produtos turísticos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa survey, aplicada a uma amostra de 251 membros de grupos de turismo da Internet, cujo modelo proposto foi testado através da técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados apontaram como preditores da participação dos usuários no e-turismo, a satisfação com experiências prévias e a qualidade dos produtos turísticos, sendo estes os aspectos que mais influenciam a intenção de comprar e recomendar o site. A satisfação com experiências prévias destaca-se como o principal preditor em ambas as situações. As descobertas aqui obtidas aprofundam a compreensão acerca das atitudes do consumidor de serviços de turismo online, servindo de referência para gestores e pesquisadores interessados nesta temática

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Biografia do Autor

Fernanda dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2019). Possui experiência de pesquisa na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, Estatística e Turismo Online.

Guilherme Lerch Lunardi, Universidade no Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Administração - Hab. Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Em 2013, fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Montreal/Canadá (HEC-Montreal). É professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande e participa como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG - Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/FURG) e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/FURG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto de TI, bancos, tecnologia de informação, governança de TI, TI Verde e Tecnologias da Informação aplicada à Saúde.

Cláudia Rodrigues Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutoranda em Administração, na área de Marketing da Universidade Federal do Rio Grande – PPGA/UFRGS. Mestra em Administração, na área de Tecnologias Gerenciais, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/FURG (2019). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (2016). Possui experiência de pesquisa na área de Tecnologia da Informação, TI verde, Comércio Social, Comércio Móvel e Turismo Online.

Edar da Silva Añaña, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), com estágio doutoral no Instituto de Turismo da Universidade de Economia e Administração de Viena-Áustria (Wirtschaftsuniversität Wien); Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001); e graduação em Administração pela Universidade da Região da Campanha (1986). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas e Pesquisador apoiado pelo CNPq. Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Marketing, Comportamento do consumidor e turismo.

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Publicado

2020-04-29

Como Citar

Santos, F. dos, Lunardi, G. L., Maia, C. R., & Añaña, E. da S. (2020). Fatores que influenciam a participação dos consumidores no Turismo Eletrônico. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 14(2), 139–155. https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i2.1831

Edição

Seção

Artigos