TURISMO NO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES (RS): ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE UM DESTINO INDUTOR NO BRASIL

Autores

  • Edegar Luis Tomazzoni Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Ana Maria Possamai
  • Rogério Lovatel

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i2.160

Palavras-chave:

Turismo, Indicadores, Desenvolvimento.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento turístico do município de Bento Gonçalves (RS), por meio de indicadores de desenvolvimento do setor. Pretendeu-se, também, disponibilizar aos gestores municipais, às entidades e aos empreendedores, os resultados da pesquisa, como fonte de consulta de informações, para futuras análises e novas pesquisas acadêmicas, bem como pelos profissionais de turismo. Para identificação de indicadores do desenvolvimento, aplicou-se instrumento com questões fechadas e relacionadas aos elementos de duas dimensões do turismo: desenvolvimento socieconômico e gestão organizacional. Além da aplicação do instrumento, por meio de entrevistas em entidades e instituições do setor público e do setor privado no município de Bento Gonçalves (RS), o artigo é resultado de observação direta. O trabalho contempla também as expectativas do Ministério do Turismo de promoção de roteiros integrados e regionalização do turismo, por meio dos municípios indutores, entre os quais está o município em estudo. Como conclusões, tem-se que o município ainda enfrenta desafios de melhoria de sua infraestrutura e de sua oferta turística. Justifica-se, entretanto, que Bento Gonçalves seja um dos 65 destinos indutores do turismo do Brasil, em razão do emprendedorismo na realização de eventos, na criação e inovação de serviços e atrativos e nas estratégias de gestão e marketing turísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edegar Luis Tomazzoni, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Ciências da Comunicação com Ênfase em Turismo e Desenvolvimento Regional pela Universidade de São Paulo (USP). Professor e Pesquisador do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Ana Maria Possamai

Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Rogério Lovatel

Especialista em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Downloads

Publicado

2010-11-04

Como Citar

Tomazzoni, E. L., Possamai, A. M., & Lovatel, R. (2010). TURISMO NO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES (RS): ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE UM DESTINO INDUTOR NO BRASIL. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 4(2). https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i2.160

Edição

Seção

Artigos