Atributos Determinantes da Competitividade dos Destinos de Sol e Praia Brasileiros

Palavras-chave: Destino turístico, Competitividade, Estratégia, Análise comparativa qualitativa – QCA.

Resumo

Os modelos de competitividade de destinos turísticos alcançaram um nível de desenvolvimento em que todas as características que de alguma forma influenciam a competitividade foram mapeadas, sem, no entanto, identificar quais fatores são decisivos para a competitividade (Crouch, 2011). A técnica QCA (Análise Comparativa Qualitativa) foi empregada para identificar quais dimensões de competitividade são decisivas para os destinos de sol e areia brasileiros, adotando os fluxos de turistas domésticos e internacionais como variáveis critério. Nossos resultados sugerem que as dimensões Acesso, Aspectos Culturais, Economia Local e Capacidade Empresarial têm maior influência no desempenho dos destinos. Além disso, os resultados indicam que não é necessário ter um alto nível de desenvolvimento em um grande número de dimensões para obter um desempenho superior. Os resultados fornecem orientação prática para a gestão de destinos de sol e praia.

Biografia do Autor

Daniel Pires Vieira, Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasil.
Universidade de Brasília/ Programa de Pós-graduação em Administração, Brasília / DF - Brasil.
Valmir Emil Hoffmann, Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasil.
Universidade de Brasília/ Programa de Pós-graduação em Administração, Brasília / DF - Brasil.
Cleidson Nogueira Dias, Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasil.
Universidade de Brasília/ Programa de Pós-graduação em Administração, Brasília / DF - Brasil.
José Márcio Carvalho, Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasil.
Universidade de Brasília/ Programa de Pós-graduação em Administração, Brasília / DF - Brasil.

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Publicado
13-05-2019
Seção
Artigos