Turismo juvenil? As viagens na biografias de jovens de bairros populares de Buenos Aires
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i3.1508Palavras-chave:
Turismo infanto-juvenil. Desigualdade social. Turismo e sociologia.Resumo
Neste artigo apresento resultados de minha tese de doutorado cujo objetivo geral é analisar as experiências de jovens dos bairros populares de Buenos Aires, investigando articulações entre mobilidades e corporalidades em seus processos de individuação. A abordagem qualitativa foi proposta, seguindo as diretrizes da teoria fundamentada. Entrevistas semiestruturadas, relatos biográficos e observação participante foram realizados em uma organização social que oferece oficinas gratuitas de circo para jovens de bairros populares. As investigações começam a alertar o turismo jovem, destacando o aumento de jovens viajantes e os centros turísticos criados em torno deles. No entanto, as possibilidades de viajar e sair de férias diferem entre os grupos sociais, por isso a sua abordagem torna-se uma forma de reconhecer as desigualdades sociais. Este artigo identifica as características das viagens presentes nas biografias dos jovens entrevistados, a maneira como eles as percebem, os sentidos ao seu redor, bem como os facilitadores e as limitações para realizá-los. Dos emergentes em suas histórias destacam-se três tipos de viagens: possíveis e motivadas por laços familiares, propostos por grupos religiosos estabelecidos em bairros populares da cidade para sobrevivência na natureza e projetados para o futuro, como desejo de mobilidade potencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).