Turismo juvenil? As viagens na biografias de jovens de bairros populares de Buenos Aires

Autores

  • Silvia Alejandra Tapia Instituto de Investigaciones Gino Germani, Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires / Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) https://orcid.org/0000-0003-0106-7023

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i3.1508

Palavras-chave:

Turismo infanto-juvenil. Desigualdade social. Turismo e sociologia.

Resumo

Neste artigo apresento resultados de minha tese de doutorado cujo objetivo geral é analisar as experiências de jovens dos bairros populares de Buenos Aires, investigando articulações entre mobilidades e corporalidades em seus processos de individuação. A abordagem qualitativa foi proposta, seguindo as diretrizes da teoria fundamentada. Entrevistas semiestruturadas, relatos biográficos e observação participante foram realizados em uma organização social que oferece oficinas gratuitas de circo para jovens de bairros populares. As investigações começam a alertar o turismo jovem, destacando o aumento de jovens viajantes e os centros turísticos criados em torno deles. No entanto, as possibilidades de viajar e sair de férias diferem entre os grupos sociais, por isso a sua abordagem torna-se uma forma de reconhecer as desigualdades sociais. Este artigo identifica as características das viagens presentes nas biografias dos jovens entrevistados, a maneira como eles as percebem, os sentidos ao seu redor, bem como os facilitadores e as limitações para realizá-los. Dos emergentes em suas histórias destacam-se três tipos de viagens: possíveis e motivadas por laços familiares, propostos por grupos religiosos estabelecidos em bairros populares da cidade para sobrevivência na natureza e projetados para o futuro, como desejo de mobilidade potencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Alejandra Tapia, Instituto de Investigaciones Gino Germani, Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires / Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)

Lic. en Sociología. Magíster en Políticas Sociales. Doctora en Ciencias Sociales. Universidad de Buenos Aires.

Becaria posdocotoral CONICET Argentina

Publicado

2018-12-03