Autenticidade em Experiências de Turismo: proposição de um novo olhar baseado na Teoria da Complexidade de Edgar Morin

Palavras-chave: Autenticidade. Turismo. Pensamento Complexo. Edgar Morin.

Resumo

Este ensaio tem o objetivo de fornecer uma lente alternativa para interpretação do construto autenticidade no contexto das experiências turísticas. A revisão de literatura realizada apresenta os principais autores que tratam do tema e suas diferentes perspectivas a respeito de autenticidade, dentre estas a autenticidade objetiva, a construtivista e a existencial. A análise e reflexão dessas diferentes perspectivas oferecem as bases para a proposição da adoção de um solo epistemológico alternativo à interpretação da autenticidade nas experiências turísticas, que pode levar a uma melhor compreensão desse fenômeno. Assim, propõe-se que o Pensamento Complexo de Edgar Morin pode oferecer uma forma complementar para o entendimento da autenticidade no contexto do turismo, na medida em que pode permite ao pesquisador uma alternativa frente ao pensamento fragmentado tradicional que está atrelado a essa temática, e possibilitar reflexões a partir de uma visão mais holística do fenômeno. Essa discussão resultou em proposições, que são discutidas ao final deste trabalho.

Biografia do Autor

Mariana Bueno de Andrade Matos, Universidade Federal da Paraíba
Professora Adjunta do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Turismo pelo IFPE e Graduada em Hotelaria pela UFPE, mestra e Doutora em Administração pela UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa GHOSTO - Grupo de Estudos em Gastronomia, Hospitalidade e Turismo.
Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco
Doutora e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE), Bacharel em Turismo pela UFPA; Professora do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (DHT/UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (UFPE); Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (PPHTUR/UFPE)
Publicado
09-12-2018