Experiências memoráveis de viagens de casais

Autores

  • Mariana de Freitas Coelho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kelly Cristine Oliveira Meira UFMG
  • Marlusa de Sevilha Gosling UFMG

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i1.1368

Palavras-chave:

Experiências Turísticas Memoráveis. Viagens de casais. Relacionamentos interpessoais.

Resumo

A experiência turística é um termo que se associa a múltiplas interpretações que permeiam o ambiente, as pessoas e outros componentes da atividade. O objetivo deste artigo é identificar a essência de viagens memoráveis de casais a lazer, tendo em vista que a viagem a dois ainda é pouco estudada. Entende-se “casais” como um termo amplo, formado por indivíduos que possuem relação sentimental e/ou sexual, como casais de namorados, pessoas legalmente casadas (cônjuges), público GLBT e indivíduos de diferentes idades e estilos de vida. O método do trabalho é qualitativo e exploratório, sendo composto por três estudos distintos e complementares. O primeiro estudo envolveu relatos de dois casais durante a experiência de viagem dos mesmos. O segundo estudo é composto por narrativas de viagem a dois por uma das partes do casal, com roteiro semiestruturado. O terceiro estudo abarcou entrevistas em profundidade com casais que possuíam acima de 18 anos e viajaram a lazer pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à data da coleta de dados. A análise dos dados se deu via análise de conteúdo do texto, por meio da categorização temática. Os resultados demonstram que a viagem a dois proporciona a criação de eventos memoráveis, em que estórias e situações vividas podem ser compartilhadas posteriormente entre o casal e seus conhecidos. Além da fuga da rotina, diversão e relaxamento, as datas comemorativas e as paixões em comum também são motivadores para viagens do casal. Assim, organizações de destino turístico devem identificar interesse em comum do casal para melhor atendê-los. As contribuições do estudo remetem à abordagem da experiência em grupo ao invés da perspectiva individual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Freitas Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pelo Cepead/ UFMG Mestre em Administração - UFMG
Bacharel em Turismo - UFMG

Kelly Cristine Oliveira Meira, UFMG

Graduanda em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Integrante do Núcleo em Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo.

Marlusa de Sevilha Gosling, UFMG

Profa. Associada de Marketing e EstratégiaCoordenadora Adjunta do CEGE - Pós- Graduação Lato sensu do CEPEAD-FACE-UFMG
Faculdade de Ciências Econômicas - UFMGCoordenadora do Neecim-TurEditora da Marketing & Tourism Review 

Publicado

2018-03-17

Edição

Seção

Artigos