Da lógica ao lucro: uma reflexão sobre a aplicabilidade da lógica dominada por serviço ao ramo hoteleiro

Autores

  • Jefferson Oliveira da Silva-Lacerda Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Marcela Nunes de Castro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Teixeira Veiga Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i2.1357

Palavras-chave:

Lógica Dominada por Serviço (LDS). Ecossistema de Serviço. Gestão de hotéis.

Resumo

A Lógica Dominada por Serviço (LDS) obteve importância na ciência de marketing por oferecer uma perspectiva alternativa para a compreensão das trocas sociais e econômicas. Para tanto, o estudo dos sistemas econômicos é redirecionado de um foco centrado tão somente na materialidade do produto para outra lógica, pós-materialista, em que os recursos operantes são essenciais e o serviço é trocado por serviço. Este ensaio científico pretende elucidar, mediante uma reflexão, os principais pontos levantados na LDS, considerando es- pecialmente o conceito de ecossistema de serviço, e avaliando/propondo a aplicação dos conceitos da LDS ao ramo de hotelaria. Uma das proposições da LDS aplicáveis às empresas hoteleiras diz respeito à cocriação de valor, em que hóspedes são tratados como cocriadores. A cocriação de valor resulta da integração de recursos de múltiplos atores em suas interações, tanto nas trocas diretas quanto indiretas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Oliveira da Silva-Lacerda, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Administração - CEPEAD/UFMG. Mestre em Administração - PPGA/UFPB. Bacharel em Hotelaria e Licenciado em Letras Vérnaculas pela Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2018-06-23

Edição

Seção

Artigos