O processo participativo no planejamento turístico do espaço rural de Alfredo Wagner/SC
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i1.132Palavras-chave:
Processo Participativo. Planejamento Turístico. Planejamento MunicipalResumo
O presente artigo é resultado de uma Dissertação de Mestrado que teve como tema principal o planejamento participativo como instrumento do planejamento turístico do Município de Alfredo Wagner-SC. Este estudo se justifica ao identificar as modificações no espaço rural do Município, onde os agricultores têm enfrentando dificuldades na geração de renda e buscam dinamizar as atividades agrícolas e não-agrícolas por meio do turismo. O objetivo deste artigo é analisar o processo participativo, visando mobilizar e sensibilizar os agricultores e agentes locais para o interesse turístico, sendo a participação um fator indispensável no planejamento turístico. Para tanto, a metodologia será uma pesquisa exploratória, a fim de descrever as características do Município e realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema proposto. Como resultado desta pesquisa, foi observado, a falta de diálogo entre os principais órgãos públicos e a necessidade de buscar parcerias com a iniciativa privada. Contudo, foi possível mobilizar e sensibilizar os envolvidos por meio de uma análise da situação atual e futura, identificando as principais necessidades para o desenvolvimento
turístico no Município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).