Imagem e identidade turísticas relacionadas às práticas e bens culturais percebidas pelos residentes: perspectivas a partir da cidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1309Palavras-chave:
Identidade cultural. Cultura Cervejeira. Promoção turística.Resumo
Propósito do tema: O crescimento do turismo proporcionou um grande aumento dos produtos turísticos que são ofertados no mercado. Antes de tomar a decisão, acerca de sua viagem e diante de tantas opções, o turista busca se informar sobre os mais variados destinos. A imagem de destino, criada por meio dessa busca, é um estímulo fundamental para o turista. Embora exista uma variedade de fatores que compõem uma imagem de determinado destino, são os seus elementos próprios que constituem a sua identidade cultural. Criar uma identidade de um lugar, envolve também a participação dos residentes do destino. Objetivo: Esse estudo busca analisar a cultura cervejeira, como uma possível identidade cultural de Blumenau e, para tanto, leva em conta as atitudes dos residentes. Metodologia e abordagem: A pesquisa é considerada exploratória e descritiva, com método quantitativo. A partir da revisão da literatura sobre o assunto, doze hipóteses foram estabelecidas. Realizou-se a coleta e análise de dados que contou com os seguintes procedimentos estatísticos: Alfa de Cronbach, a Correlação de Spearman e o teste de hipóteses, por meio do programa SSPS. Resultados: Os resultados, obtidos na pesquisa, confirmaram sete, das doze hipóteses, o que indica a existência de relações positivas entre a influência dos hábitos dos residentes e as dimensões da identidade de Blumenau. Originalidade: Conclui-se que é possível a utilização da cultura cervejeira como uma identidade cultural da cidade, o que a torna adequada à sua promoção turística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).