Turismo e preservação do patrimônio cultural na visão dos moradores do Bairro da Praia Grande em São Luís/MA
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i1.128Palavras-chave:
Patrimônio, Turismo Cultural, Praia Grande/MA, ComunidadeResumo
Análise da visão dos moradores do Centro Histórico de São Luís - MA sobre o desenvolvimento da atividade turística implementada no bairro da Praia Grande, buscando constatar as interferências da atividade nos espaços de vida e lazer da comunidade local. Discorre sobre as relações entre turismo e legado cultural, enfatizando as potencialidades e as conseqüências sócio-econômicas e culturais decorrentes da valorização dos sítios urbanos para o turismo. A partir da pesquisa de campo realizada junto aos moradores da área, constatou-se a reduzida expressividade que o patrimônio adquire para os moradores, com a sua vinculação como bem de consumo turístico, além de serem observadas reduzidas ações de preservação do acervo arquitetônico local. O estudo aponta para a necessidade de se promover a sustentabilidade do patrimônio local, a partir do estímulo ao sentimento de valorização da comunidade em relação ao bairro da Praia Grande, a fim de que a mesma tenha acesso aos benefícios do turismo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).