Estudo sistêmico da paisagem no empreendimento turístico “Ilha de Porto Belo” em Santa Catarina, Brasil, na perspectiva de sua sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1237Palavras-chave:
Turismo. Sustentabilidade. Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Unidades da Paisagem. Ilha de Porto Belo-SCResumo
O estudo teve como objetivo analisar os aspectos naturais da Ilha de Porto Belo em Santa Catarina, bem como sua relação com os atrativos do complexo turístico nela implantado. A justificativa aponta para a expectativa de uma contribuição metodológica e empírica, com a revelação das relações entre os recursos ecossistêmicos e os processos relacionados aos atrativos deste destino, sob o paradigma da sustentabilidade do turismo. No tocante à metodologia, a pesquisa foi do tipo descritiva, de caráter quali-quantitativo e amparada no método sistêmico de abordagem. Os procedimentos técnicos foram distribuídos em três etapas: levantamento de dados bibliográficos, documentais e de campo; mapeamento e cruzamento; síntese e resultado. O Sistema de Informação Geográficas (SIG) foi a ferramenta utilizada na identificação, dimensionamento e analise sistêmica das unidades da paisagem na ilha. A originalidade dos resultados consiste na hierarquização do sistema natural e social do ambiente a partir do mapeamento da estabilidade das unidades da paisagem, bem como na indicação dos espaços e infraestruturas que podem ser requalificadas para aprimorar os serviços na ilha. Este resultado agregado à discussão sobre o seu efeito prático para a gestão sustentável dos espaços de lazer e das atividades de recreação na Ilha, mostra-se original e contributivo, diante do estado da arte da produção científica do turismo no país.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).