Nível de engagement dos fãs das Termas do Centro de Portugal no Facebook

  • Maria Filomena Torres Universidad de Évora (Portugal)
  • José Álvarez García Facultad de Empresa, Finanzas y Turismo, Universidad de Extremadura (Campus de Cáceres), España
  • María de la Cruz Del Río Rama Universidad de Vigo (España)
  • Barbara Coutinho Pires dos Santos Universidad de Évora (Portugal)
Palavras-chave: Brand Engagement. Facebook. Turismo Termal. Centro de Portugal.

Resumo

As redes sociais, tais como o Facebook, revolucionaram as estratégias de comunicação das marcas transformando o modo como a sociedade se comunica ao modificar percepções e normas sociais e, portanto, as dinâmicas da comunicação.  Neste sentido, tornou-se pertinente analisar a presença das Termas do Centro de Portugal, nas redes socias, uma vez que, as mesmas permitem transmitir informação sobre os seus serviços e produtos. O objetivo deste trabalho é medir, o nível de interação das Termas do Centro de Portugal com o seu público, de forma a comparar e a medir o envolvimento e a interação de cada uma das páginas com seus os utilizadores, e assim, poder auxiliar os gestores na elaboração de estratégias de conteúdos que possibilitem aumentar o grau de envolvimento dos fãs com a marca.  A escolha das Termas, que são estabelecimentos onde se presta serviços de saúde, no qual se realiza o aproveitamento das propiedades terapêuticas de uma água minero-medicinal para fins de prevenção a doenças, terapias, etc., baseou-se na importância que o setor de turismo de saúde em Portugal está adquirindo na atualidade, sendo as Termas seu principal representante. A metodologia do trabalho baseou-se em análises quantitativas utilizando a análise das métricas digitais PageMatch e Kaushik junto com uma análise de conteúdo das páginas oficiais das termas no Facebook. O processo de amostragem foi não probabilista intencional e a recolha dos dados se realizou entre os meses de junho a outubro de 2015. Compreendeu-se que a quantidade de informação disponibilizada nas páginas não é a responsável pelo o aumento do nível de Engagement. Verificou-se ainda, que a maioria das páginas de Facebook das Termas do Centro de Portugal, não potencializam essa ferramenta.

Biografia do Autor

Maria Filomena Torres, Universidad de Évora (Portugal)

Mestrado en Gestão especialidade Marketing, Universidad de Évora (Portugal), mfilomenatorres@gmail.com

José Álvarez García, Facultad de Empresa, Finanzas y Turismo, Universidad de Extremadura (Campus de Cáceres), España

Departamento de Economia Financiera y Contabilidad

Facultad de Empresa, Finanzas y Turismo, Universidad de Extremadura (Campus de Cáceres)

María de la Cruz Del Río Rama, Universidad de Vigo (España)

PhD Dirección de Empresas (Universidad de Vigo), Profesora de la Facultad de Ciencias Empresariales y Turismo (Campus de Ourense, España), delrio@uvigo.es

Barbara Coutinho Pires dos Santos, Universidad de Évora (Portugal)

Mestrado en Gestão especialidade Marketing, Universidad de Évora (Portugal), bacps@terra.com.br

Publicado
10-05-2016
Seção
Artigos