Experiência em website de marca-país e a formação da imagem de destino turístico: um estudo na Islândia
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i1.1019Palavras-chave:
Imagem de destino turístico. Experiência online. Website oficial de marca-país. Islândia.Resumo
A pesquisa visa verificar se a experiência em websites de marcas-país influencia a imagem e a atratividade de um destino turístico na mente dos consumidores, bem como sua intenção de visitá-lo. Foi conduzido um estudo pré-experimental do tipo pré-teste/pós-teste de um único grupo com uma amostra de 30 estudantes de graduação de uma universidade paulista. O tratamento consistiu em expor os sujeitos da pesquisa ao site turístico oficial da Islândia. As variáveis dependentes foram a percepção de atratividade turística e a intenção de visitar a Islândia. A avaliação da experiência de navegação foi medida utilizando escalas da literatura de comportamento de consumidor online. As duas hipóteses são: (1) a experiência online positiva influencia positivamente a formação da imagem do destino e (2) influencia positivamente a intenção de visita-lo, e ambas foram sustentadas pelos testes estatísticos de comparação de médias antes e após o tratamento. A análise de conteúdo de questão aberta, realizada após o tratamento, mostrou o efeito que o conhecimento adquirido por navegação prazerosa tem na formação da imagem e no aumento da intenção de visita um destino turístico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).