Turismo e a dinâmica sócio-espacial do litoral de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i3.1008Palavras-chave:
Turismo. Dinâmica sócio-espacial. Litoral de Santa Catarina.Resumo
O artigo analisa as mudanças na dinâmica sócio-espacial do litoral de Santa Catarina nas últimas décadas, relacionando dialeticamente elementos naturais e humanos e considerando as determinações locais, regionais, nacionais e mundiais responsáveis por sua configuração atual, marcada pela intensa movimentação de veículos nas rodovias federais e estaduais, em razão do desenvolvimento do turismo e do permanente tráfego de cargas e pessoas. O método de abordagem apoia-se no materialismo histórico-dialético, recorrendo fundamentalmente ao paradigma de formação socioespacial que favorece a identificação das “múltiplas determinações” responsáveis pela caracterização de realidades concretas. A investigação demonstrou o dinamismo sócio- espacial do litoral catarinense, resultado uma intensa movimentação de pessoas e de mercadorias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).