Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A RBTUR publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas rigorosas, inovadoras e relevantes sobre Turismo.

Os artigos publicados pela RBTUR devem ter obrigatoriamente associação direta e explícita com o tema turismo. Não são aceitos artigos que, ainda que versem sobre áreas usualmente relacionadas ao turismo, não apresentem essa relação de forma explícita e significativa.

São aceitos trabalhos escritos quaisquer autores, independentemente de suas afiliações institucionais e níveis de formação. Não é publicado mais do que um artigo por ano de um mesmo autor.

Todos os artigos passam por um processo de revisão cega por pares e são publicados em inglês e em português ou espanhol.

A RBTUR é financiada pela ANPTUR, não sendo cobradas quaisquer taxas dos autores para submissão, avaliação e eventual publicação dos artigos.

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Ao serem recebidos, os artigos passam por um processo de avaliação editorial, no qual são avaliados o cumprimento das normas definidas nas “diretrizes para autores”, a associação do artigo ao tema turismo, e a natureza científica do texto.
 
Os artigos aprovados na avaliação editorial são submetidos à avaliação por pares. Nesta etapa, os trabalhos são examinados por, no mínimo, dois pesquisadores com experiência no tema e/ou no método de pesquisa. A avaliação é feita de forma cega, de modo que os avaliadores não têm informações sobre a autoria do artigo e os autores não têm informações sobre a identidade dos avaliadores. A lista completa de avaliadores atuantes na RBTUR é publicada na última edição de cada ano.
 
Os avaliadores são orientados a atentar, ao menos, para os seguintes aspectos dos artigos:
  1. Relevância do tema
  2. Rigor científico do método de pesquisa
  3. Caráter inovador do tema/abordagem
  4. Abrangência e profundidade da revisão da literatura
  5. Propriedade da análise e conclusão
 
Por fim, os avaliadores indicam o trabalho para publicação, alteração ou rejeição. Quando sofre alterações substanciais como consequência dos pareceres dos avaliadores, o artigo pode ser submetido a uma nova rodada de avaliações. Os artigos são publicados apenas após receberem pareceres favoráveis de todos os avaliadores.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

A RBTUR Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Ficha Catalográfica

Ficha Catalográfica

 

Regulamento

Regulamento

 

Indexador

 

Diretório